SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue1Fracture of the hook of the hamate in a boccie player: case reportWater exercise for the elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

NUNES, Alexandre Velí; ANDRADE, Rudnei de; PAIVA, Cláudio R.E.  and  KLEMT, Ulf Georg. Lactato sanguíneo em atletas de judô: relato da experiência de coleta durante combates sucessivos em uma competição oficial. Rev Bras Med Esporte [online]. 1998, vol.4, n.1, pp. 20-23. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921998000100006.

Este artigo é um relato de experiência que faz parte de uma investigação sobre a avaliação de atletas de judô de elite. Seu objetivo é comunicar à comunidade científica a metodologia utilizada, assim como descrever os procedimentos e as dificuldades encontradas na execução dessa metodologia. Nessa experiência, foram feitas 155 coletas de lactato sanguíneo em atletas de judô que participaram de uma competição internacional realizada em Porto Alegre, em julho de 1997. Os atletas da seleção gaúcha de judô, previamente selecionados (n = 21), submeteram-se à coleta de sangue do lóbulo da orelha antes e logo após os combates. Além desses, todos os atletas que participaram das lutas finais das respectivas categorias foram incentivados a submeter-se à coleta ao final do combate. Também foi verificada a FC dos atletas através de palpação radial em 15s, no momento da coleta de sangue. Utilizou-se o analisador de lactato portátil AccusportTM (Boehringer Mannheim Corp., Mannheim, Alemanha) com Test Strips BM Lactate e caneta com microlancetas descartáveis da mesma marca. Constatou-se que a utilização da metodologia e do equipamento acima descritos é apropriada para esse tipo de população e situação, e que os resultados encontrados podem contribuir para a avaliação da intensidade do esforço desses atletas.

Keywords : Judô; Lactato; Avaliação; Atletas; Competição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese