SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Description and development of the senior physical activity questionnaire (QSAP)A inatividade física aumenta os fatores de risco para a saúde e a capacidade física author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

RAMOS, José Henrique  and  SILVA, Osni Jacó da. Análise comparativa entre dois programas de prevenção e reabilitação cardiovascular. Rev Bras Med Esporte [online]. 1998, vol.4, n.2, pp. 65-68. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921998000200004.

Este estudo foi realizado para investigar os procedimentos metodológicos empregados por dois Programas de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular (PPRC), que atuam na fase III e IV, em Florianópolis. O objetivo básico do estudo foi investigar as diferenças de metodologia proposta pelos programas. Procurou-se identificar se eles possibilitam a auto-suficiência/independência de seus pacientes. Houve observação sistemática e entrevista com os responsáveis pelos programas. As conclusões foram de que existem pequenas diferenças na metodologia empregada entre os dois programas, tais como a duração e as fases da sessão e a intensidade do estímulo. Apenas um dos programas estimula a auto-suficiência/independência dos pacientes quanto à continuidade dos exercícios físicos.

Keywords : Programas de reabilitação cardíaca; Treinamento de pacientes cardiopatas; Exercício físico; Exercício e saúde; Doença cardiovascular; Doença arterial coronariana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese