SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue4Exercício para pacientes com doença arterial coronariana author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

FERNANDEZ, Iván López  and  LARA, Pedro Almendral. Efeitos do exercício físico em indivíduos infectados pelo vírus da imunodeficiência humana-1. Rev Bras Med Esporte [online]. 1998, vol.4, n.4, pp.127-131. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921998000400007.

A doença relacionada com a infecção por HIV-1 segue uma progressão que se caracteriza por diminuição da resposta imunológica que dá lugar a aumento da suscetibilidade a infecções oportunistas. Este trabalho recorre a investigações recentes sobre os efeitos de programas de exercício físico nos parâmetros psicológicos, imunológicos e cardiorrespiratórios de indivíduos infectados por HIV-1. Um programa de exercício aeróbico pode produzir adaptações fisiológicas relacionadas com a função muscular e o estado cardiorrespiratório, pode aumentar alguns componentes críticos da imunidade celular assim como atuar como um "amortecedor" das alterações de ânimo que normalmente acompanham o estresse.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License