SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Outpatient performance of the physical education professional caring for the obese children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

LAUDO PARDOS, Consuelo; PUIGDEVALL GALLEGO, Victor; RIO MAYOR, María Jesús de  and  VELASCO MARTIN, Alfonso. Archivos de Medicina del Deporte Doping sanguíneo e eritropoetina. Rev Bras Med Esporte [online]. 1999, vol.5, n.1, pp. 27-30. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921999000100006.

A utilização de sangue ou substâncias relacionadas, como a eritropoetina, estão criando uma grande polêmica na prática de esportes competitivos. Estamos diante de um problema de grande magnitude no qual as questões éticas são fundamentais, visto que este tipo de doping representa uma técnica realmente ergogênica, ou seja, com possibilidade de melhorar a capacidade aeróbica de um indivíduo, além de poder causar sérios problemas. Por outro lado, o seu controle é difícil, tanto pela sistemática de obtenção da amostra biológica - sangue - quanto pela ausência de uma técnica capaz de identificar com certeza a sua prática. Atualmente não existe nenhum método capaz de confirmar com total segurança se um atleta realizou doping sanguíneo ou não. Por isso, é fundamental difundir entre os desportistas a necessidade de manter um comportamento ético e também fazer com que conheçam todos os possíveis riscos para a saúde conseqüentes à utilização dessas técnicas.

Keywords : Doping; Doping sanguíneo; Eritropoetina.

        · text in Portuguese     · pdf in Portuguese