SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Lactate kinetics in different exercise intensities and oxygen concentrations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

GUIMARAES, Guilherme Veiga; FREITAS, Héldio Fortunato G.; SILVA, Paulo Roberto S.  and  TEIXEIRA, Luzimar R.. Pés: devemos avaliá-los ao praticar atividade físico-esportiva?. Rev Bras Med Esporte [online]. 2000, vol.6, n.2, pp. 57-59. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000200005.

Nosso sistema de amortecimento começa no pé, segue para o tornozelo, perna e para o resto do corpo. A cada passada, todo o peso do corpo recai sobre uma dos membros inferiores. Quando caminhamos ou corremos, o problema é basicamente a repetição do mesmo exercício por longos períodos, o que exige um sistema eficiente de amortecimento para diminuir os danos causados pelo constante impacto nas articulações e que, muitas vezes, podem se agravar pelas alterações na estrutura anatômica do pé. A utilização de calçados apropriados ajuda no funcionamento normal do sistema natural de amortecedores. Além disso, uma avaliação do arco plantar e do tipo da pisada poderá contribuir ainda mais para absorver o impacto nas articulações, uma vez que já existem modelos de calçados adaptados às alterações estruturais do pé.

Keywords : Lesão no pé; Esporte; Biomecânica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese