SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Isokinetic evaluation of the abductor and adductor musculature of the thigh in swimming athletes performing chest swimming style author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

GARCIA JUNIOR, Jair Rodrigues; PITHON-CURI, Tânia Cristina  and  CURI, Rui. Conseqüências do exercício para o metabolismo da glutamina e função imune. Rev Bras Med Esporte [online]. 2000, vol.6, n.3, pp. 99-107. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000300006.

Para o atleta, o objetivo do treinamento é aperfeiçoar sua capacidade física para obtenção do melhor desempenho em competições. Isso o leva a procurar os mais novos e eficientes métodos de treinamento. Um aspecto importante do programa de treinamento é o período de recuperação entre as sessões de exercícios, imprescindível para que ocorram as adaptações fisiológicas, como as alterações morfológicas e a supercompensação das reservas energéticas. A liberação de glutamina pelos músculos esqueléticos é aumentada durante o exercício. Como conseqüência, o conteúdo muscular de glutamina diminui após um exercício extenuante. Este aminoácido, entretanto, é muito importante para a funcionalidade dos leucócitos (linfócitos, macrófagos e neutrófilos). Portanto, após um exercício intenso, a concentração plasmática de glutamina diminui, suprimindo a função imune e tornando o indivíduo mais suscetível a infecções respiratórias. Nesta revisão são discutidas as implicações do exercício sobre o metabolismo dos músculos esqueléticos e leucócitos.

Keywords : Exercício; Função imune; Glutamina; Leucócitos; Infecção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese