SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue5Public health and physical activity in the context of developing countries: evidences and perspectives to overcome the delay author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

CEZAR, Cláudia. Alguns aspectos básicos para uma proposta de taxionomia no estudo da composição corporal, com pressupostos em cineantropometria. Rev Bras Med Esporte [online]. 2000, vol.6, n.5, pp. 188-193. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000500004.

A antropometria é uma área de estudos essencial em cineantropometria, pois proporciona informações específicas sobre a análise da compleição física. As diferentes metodologias de análise da composição corporal estão classificadas como direta, indireta e duplamente indireta. A escolha metodológica deve estar diretamente relacionada com o nível de precisão de análise que se pretende obter: atômico, molecular, celular, tecidual ou genérico. Tais aspectos findam por especificar também o número de componentes da composição corporal a ser inferida (modelo de 2 ou + componentes). A maioria das técnicas metodológicas visa encontrar a densidade corporal do(s) avaliado(s), para a partir daí, através de equações matemáticas, estimar o percentual de gordura corporal (GC). Os percentuais de GC em níveis saudáveis, do ponto de vista da saúde (segundo a Organização Mundial da Saúde) para sedentários ou praticantes regulares de exercícios físicos, devem ser maiores do que aqueles sugeridos para atletas. Com base nestes princípios, o peso ideal teórico deve deixar de ser sugerido, posto que a composição corporal é que influencia a saúde de forma relevante, não a massa corporal absoluta. Por fim, independente da metodologia utilizada, para se obter resultados confiáveis, válidos e fidedignos sobre a composição corporal faz-se necessário: identificar a população a ser avaliada; conhecer os custos, as limitações e as dificuldades técnicas de cada método; tornar-se proficiente, tanto do ponto de vista conceitual-teórico quanto prático, da técnica escolhida; definir as equações a serem utilizadas de acordo com a população a ser avaliada, principalmente para subgrupos específicos; observar atentamente a anamnese para oferecer explicação dos resultados de forma adequada e compreensível ao avaliado e, por fim, referenciar o resultado obtido com base em uma norma ou critério.

Keywords : Antropometria; Análise corporal; metodologia; Cineantropometria.

        · text in Portuguese     · pdf in Portuguese