SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Fibromyalgia: description of the syndrome in athletes and its implications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SANTOS, Kelb Bousquet et al. Função muscular esquelética e composição corporal de pacientes com hipertireoidismo submetidos ao treinamento contra resistência. Rev Bras Med Esporte [online]. 2001, vol.7, n.1, pp. 18-23. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922001000100004.

O hipertireoidismo está associado a uma fraqueza muscular generalizada que é parte da manifestação clínica inicial de cerca de 80% dos pacientes. A recuperação da performance muscular esquelética durante o tratamento do hipertireoidismo depende tanto do aumento da massa muscular quanto da melhoria da função intrínseca da musculatura esquelética. Por outro lado, o treinamento contra resistência aumenta a força e a endurance muscular em diferentes grupos de indivíduos. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito deste tipo de treinamento sobre a recuperação da função muscular esquelética de pacientes portadores de hipertireoidismo. Os pacientes, atendidos no ambulatório de endocrinologia, diagnosticados clínica e laboratorialmente com doença de Graves, foram submetidos, antes do tratamento e quatro meses após, a medidas antropométricas e testes de força máxima e endurance musculares (sustentando 30% da carga máxima) de quatro movimentos [handgrip esquerdo (HE) e direito (HD), legpress (LEG), flexão plantar de tornozelo (FPT) e supino reto (SR)]. Após a avaliação inicial, os pacientes foram divididos em dois grupos: 1) controle (GC - tratamento medicamentoso) e 2) treinamento (GT - acrescentado treinamento contra resistência individualizado 2X/semana). Os resultados (GC, n = 3; GT, n = 4; todas do sexo feminino) mostram:      Os autores concluem que o treinamento contra resistência parece favorecer aumento da massa e da performance muscular esquelética em pacientes com hipertireoidismo.

Keywords : Composição corporal; Função muscular esquelética; Hipertireoidismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese