SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Profile of individuals who starts exercise programs in gyms, as to body composition and goals in relation to age and sexConsumption of carbohydrates and lipids in ultra-endurance exercise performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

TERRERI, Antonio Sérgio A.P.; GREVE, Júlia M.D.  and  AMATUZZI, Marco M.. Avaliação isocinética no joelho do atleta. Rev Bras Med Esporte [online]. 2001, vol.7, n.2, pp. 62-66. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922001000200004.

A avaliação isocinética tem sido usada nas últimas três décadas como método para se determinar o padrão funcional da força e do equilíbrio muscular. No nosso meio cresceu nos últimos 10 anos. É possível quantificar valores absolutos do torque, do trabalho e da potência de grupos musculares, bem como valores relativos, ou seja, da proporção agonista/antagonista de tais grupos. Outro recurso valioso consiste em ser método auxiliar na reabilitação das lesões esportivas. O exame é realizado com velocidade angular constante e predeterminada, seja lenta, intermediária e/ou rápida. O joelho é a articulação em que se observa maior aplicação e estudos isocinéticos. Na prática esportiva, temos por um lado a importância da proporção do equilíbrio muscular agonista/antagonista, ou seja, do equilíbrio flexor/extensor representado, respectivamente, pelos isquiotibiais/quadríceps. De outro, a comparação dos valores absolutos da função muscular entre os lados direito e esquerdo, quer seja para o quadríceps, ou para os isquiotibiais. Resultados alterados estão relacionados, geralmente, às lesões esportivas ou suas seqüelas. De interesse para o atleta e para a equipe multidisciplinar é poder dispor de um método de avaliação funcional muscular objetivo e seguro, que forneça dados confiáveis e reprodutíveis. Aspecto relevante reside no fato do resultado do teste isocinético poder ser útil nos critérios de retorno à atividade esportiva pós-lesão. Este artigo de revisão consiste em abordar alguns aspectos práticos da avaliação isocinética no joelho e sua utilização para os indivíduos que realizam atividade física.

Keywords : Isocinético; Avaliação isocinética; Joelho; Medicina esportiva; Equilíbrio muscular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese