SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

AQUINO NETO, Francisco Radler de. O papel do atleta na sociedade e o controle de dopagem no esporte. Rev Bras Med Esporte [online]. 2001, vol.7, n.4, pp. 138-148. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922001000400005.

A prática do doping e seu controle são abordados numa perspectiva histórica. As razões para sua prática pelos atletas e a responsabilidade da sociedade sobre esse comportamento são avaliadas. Em seguida, informações sobre a sofisticação atual das práticas de dopagem e a conseqüente evolução das técnicas de análise para seu controle são apresentadas. A situação do seu controle no país, com metodologia do Comitê Olímpico Internacional, é apresentada, bem como a sua complexidade e os custos envolvidos. Esse panorama da situação do controle do doping no Brasil pretende situar os profissionais da medicina desportiva e do desporto em geral nesse segmento importantíssimo para a preservação da integridade física e mental de nossos atletas.

Keywords : Controle de dopagem; Doping; Jogos Olímpicos; Estimulantes; Anabolizantes; Diuréticos; Narcóticos; Analgésicos; Hormônios peptídicos; Betabloqueadores; Drogas sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese