SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Anthropometric and body composition evaluation of Brazilian paralympic athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

On-line version ISSN 1806-9940

Abstract

VITAL, Roberto; LEITAO, Marcelo Bichels; MELLO, Marco Túlio de  and  TUFIK, Sergio. Avaliação clínica dos atletas paraolímpicos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2002, vol.8, n.3, pp. 77-83. ISSN 1806-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000300003.

O objetivo deste trabalho foi verificar de modo amplo o comportamento de variáveis importantes para a saúde preventiva e o desempenho dos atletas paraolímpicos. Os paratletas foram avaliados clinicamente (aplicação de questionário, história clínica, exame físico) e com exames laboratoriais, raio x simples de tórax e controle de doping. A equipe brasileira que participou dos Jogos Paraolímpicos de Sydney 2000 foi também classificada de acordo com as seguintes variáveis: sexo, idade, modalidades esportivas, meios de locomoção, tipos de deficiência, resultados dos exames laboratoriais e de tórax, avaliação odontológica e controle de doping. Os resultados obtidos serviram de parâmetro para se traçar um perfil dos atletas e orientá-los na prevenção das doenças e lesões esportivas que pudessem interferir nos treinamentos e competições.

Keywords : Deficientes; Avaliação pré-participação; Avaliação multidisciplinar; Medicina esportiva; Reabilitação; Doping.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese