SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Anthropometric and body composition evaluation of Brazilian paralympic athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

VITAL, Roberto; LEITAO, Marcelo Bichels; MELLO, Marco Túlio de  and  TUFIK, Sergio. Avaliação clínica dos atletas paraolímpicos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2002, vol.8, n.3, pp. 77-83. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000300003.

O objetivo deste trabalho foi verificar de modo amplo o comportamento de variáveis importantes para a saúde preventiva e o desempenho dos atletas paraolímpicos. Os paratletas foram avaliados clinicamente (aplicação de questionário, história clínica, exame físico) e com exames laboratoriais, raio x simples de tórax e controle de doping. A equipe brasileira que participou dos Jogos Paraolímpicos de Sydney 2000 foi também classificada de acordo com as seguintes variáveis: sexo, idade, modalidades esportivas, meios de locomoção, tipos de deficiência, resultados dos exames laboratoriais e de tórax, avaliação odontológica e controle de doping. Os resultados obtidos serviram de parâmetro para se traçar um perfil dos atletas e orientá-los na prevenção das doenças e lesões esportivas que pudessem interferir nos treinamentos e competições.

Keywords : Deficientes; Avaliação pré-participação; Avaliação multidisciplinar; Medicina esportiva; Reabilitação; Doping.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese