SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Clinical evaluation of paralympic athletesBiomechanic evaluation of Brazilian paralympic athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SANTOS, Sílvio Soares dos  and  GUIMARAES, Fernando José de Sá Pereira. Avaliação antropométrica e de composição corporal de atletas paraolímpicos brasileiros. Rev Bras Med Esporte [online]. 2002, vol.8, n.3, pp. 84-91. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000300004.

Estudos de aspectos relacionados à dimensão, proporção, composição e maturação humanas evidenciaram estreitas relações entre formas e proporções com o movimento humano (Ross e Marfell-Jones apud Petroski, 1999)1. Estudos têm demonstrado haver uma relação de algumas medidas antropométricas humanas com risco de doenças metabólicas (assim como o IMC (índice de massa corporal) com o desenvolvimento do diabetes em homens e também em mulheres2-4.Não obstante à sua estreita correlação com várias patologias a avaliação antropométrica dos atletas paraolímpicos brasileiros visou identificar o perfil dos diferentes grupos de atletas, descrever suas condições sob o ponto de vista da formação corporal, visando otimizar o seu rendimento atlético durante os Jogos Paraolímpicos de Sydney. Medidas de distribuição da gordura corporal, soma das dobras cutâneas, IMC e RCQ foram alguns dos parâmetros utilizados para se prescrever dietas e treinamentos específicos. Foram detectadas várias alterações nesses itens em vários grupos de atletas. A partir dos dados coletados poder-se-á criar um banco de dados com os parâmetros antropométricos de cada grupo de atletas para futuras comparações.

Keywords : Antropometria; Composição corporal; Esporte paraolímpico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese