SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Anthropometric and body composition evaluation of Brazilian paralympic athletesIsokinetic evaluation in paralympic athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SANTOS, Sílvio Soares dos  and  GUIMARAES, Fernando José de Sá Pereira. Avaliação biomecânica de atletas paraolímpicos brasileiros. Rev Bras Med Esporte [online]. 2002, vol.8, n.3, pp. 92-98. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000300005.

A biomecânica do esporte é uma disciplina científica da qual os movimentos desportivos são descritos e explicados à luz de conceitos e métodos mecânicos1. De acordo com a área de aplicação a biomecânica pode ser subdividida em biomecânica do rendimento, biomecânica antropométrica e biomecânica preventiva. A biomecânica do rendimento está diretamente relacionada à análise da técnica do movimento, cujas funções são a identificação e avaliação das variáveis de influência e o diagnóstico individual em relação às falhas técnico-motoras registradas no movimento2. A biomecânica utiliza como métodos de medição de seus parâmetros quantitativos a cinemetria, a eletromiografia, a dinamometria e a antropometria3,4. O objetivo desse trabalho foi fazer análises quantitativa e qualitativa de parâmetros biomecânicos de provas de atletismo e natação, utilizando a cinemetria. Os resultados mostraram imperfeições na condução da técnica dos movimentos, em especial, das disciplinas de arremessos no atletismo e na natação. Tais resultados serviram como subsídios para os treinadores adaptarem e modificarem seus treinamentos no sentido de corrigir tais imperfeições.

Keywords : Biomecânica; Esporte paraolímpico; Cinemática; Análise qualitativa; Análise quantitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese