SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue3Electrocardiographic profile of the Brazilian team in the Sydney 2000 paralympic gamesDetermination of the anaerobic threshold in soccer players with cerebral palsy and swimmers participant in the Sidney 2000 paralympic games author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SILVA, Antônio Carlos da  and  TORRES, Fernando Carmelo. Ergoespirometria em atletas paraolímpicos brasileiros. Rev Bras Med Esporte [online]. 2002, vol.8, n.3, pp. 107-116. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000300008.

A partir dos testes de aptidão física realizados em atletas paraolímpicos brasileiros, na preparação para as Paraolimpíadas de Sidney 2000, este artigo objetiva discorrer sobre a utilização da Ergoespirometria como um importante método de avaliação funcional, cujas aplicações podem beneficiar desde portadores de patologias até os atletas de alto nível, incluindo-se os portadores de deficiências físicas ou mentais. São mostrados os resultados dos principais parâmetros analisados (consumo máximo de oxigênio - VO2max - e limiares anaeróbios ventilatórios) nestas avaliações com atletas paraolímpicos, de diversas modalidades e com diferentes tipos de deficiências, além de suas bases fisiológicas gerais, a metodologia e protocolos empregados. Salientam-se também certas características especiais que estes testes apresentam, principalmente em portadores de deficiências, como especificidade, cuidados de segurança, processos de motivação e entendimento. Finalmente, a pouca disponibilidade de trabalhos deste tipo publicados na literatura, especialmente com portadores de deficiências brasileiros, torna necessária a divulgação de estudos nesta linha de pesquisa. Estes trabalhos certamente poderão auxiliar para um melhor conhecimento sobre este grande contingente de portadores de deficiências que temos no Brasil e no mundo, colaborando para a implementação de diretrizes e ações mais efetivas voltadas especificamente para estes indivíduos, não apenas no âmbito competitivo, mas para qualquer pessoa portadora de necessidades especiais.

Keywords : Ergoespirometria; Consumo máximo de oxigênio; Limiar anaeróbio; Atleta paraolímpico; Atleta portador de deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese