SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue4Risk factors of sports injuries among university students of physical education in Sorocaba, SPExercise influence on immune response author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SAMULSKI, Dietmar  and  NOCE, Franco. Perfil psicológico de atletas paraolímpicos brasileiros. Rev Bras Med Esporte [online]. 2002, vol.8, n.4, pp. 157-166. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000400005.

O objetivo deste estudo é apresentar e discutir os resultados da preparação psicológica realizada com 64 atletas de oito diferentes esportes. A avaliação foi realizada nos Centros de Treinamento Paraolímpicos no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Foram aplicados testes de personalidade, testes de motivação, questionário de estresse e testes psicométricos (percepção, concentração e tempo de reação). Foi detectada diferença significativa em alguns parâmetros psicológicos ao comparar os atletas de acordo com o sexo e os tipos de deficiência (física, visual ou mental). De forma geral, o motivo mais importante para iniciar uma atividade esportiva foi o prazer da prática e a necessidade de reabilitação. Os principais motivos para praticar esportes foram a competição e o desejo de superar limites. A maioria dos atletas mencionou os seguintes fatores estressantes: problemas de sono, pressão de vencer e conflitos interpessoais. A maioria dos atletas apresentou bons resultados na percepção e no tempo de reação. Baseados nesses resultados foi desenvolvida uma orientação individual no período de preparação para os Jogos Paraolímpicos.

Keywords : Avaliação psicológica; Testes de personalidade; Testes psicométricos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese