SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue6Body composition, somatotype and proporcionality of elite bodybuilders in BrazilSport and its implications on the bone health of adolescent athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

FERREIRA, Antonio Marcio Domingues; BARBOSA, Paula Edila Botelho  and  CEDDIA, Rolando Bacis. A influência da suplementação de triglicerídeos de cadeia média no desempenho em exercícios de ultra-resistência. Rev Bras Med Esporte [online]. 2003, vol.9, n.6, pp. 413-419. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922003000600006.

As competições de ultra-resistência representam um grande desafio no mundo esportivo. O gasto energético de uma prova de ultra-resistência pode variar de 5.000 a 18.000kcal por dia. Por causa dessa grande demanda, várias estratégias para melhora do desempenho têm sido desenvolvidas nos últimos anos, como a suplementação de triglicerídeos de cadeia média (TCM) em combinação com carboidratos (CBO). A suplementação de TCM visa aumentar a utilização dos ácidos graxos livres (AGL) como fonte de energia, poupando os estoques corporais de glicogênio para o final da competição. Quando comparados com os triglicerídeos de cadeia longa (TCL), os TCM são rapidamente absorvidos e transportados pelo organismo. Além disso, os TCM possuem velocidade de oxidação comparável à dos CBO, mas, por serem lipídios, fornecem uma quantidade de energia maior quando são oxidados. Dessa forma, os TCM parecem ser o combustível ideal para provas de longa duração. Portanto, esta revisão possui como objetivo esclarecer como os TCM podem influenciar o desempenho em provas de ultra-resistência.

Keywords : Exercício de ultra-resistência; Triglicerídeos de cadeia média; Desempenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese