SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Sports injuries in track and field: comparison between information obtained in medical records and reported morbidity inquiresPhysical fitness and elderly health effects of hydrogymnastics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MOREIRA, Denise Martins; FRAGOSO, Maria Isabel Januário  and  OLIVEIRA JUNIOR, Astrogildo Vianna de. Níveis maturacional e socioeconômico de jovens sambistas do Rio de Janeiro. Rev Bras Med Esporte [online]. 2004, vol.10, n.1, pp. 16-23. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922004000100002.

Este estudo propõe avaliar o processo de maturação biológica de jovens sambistas, em suas relações com a estratificação socioeconômica, com o crescimento e com a composição corporal, enfatizando o desenvolvimento durante a adolescência, que abrange a passagem da infância à idade adulta, assim como as suas diversas etapas intermediárias medidas através de um conjunto de parâmetros sexuais habitualmente assinalados. Com esse objetivo, foram avaliados a maturação sexual e seus mais importantes sinais físicos e sociais. Foram avaliadas 118 moças entre os 9 e 16 anos participantes da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Para a determinação de algumas características de desenvolvimento maturacional, foram utilizadas as seguintes medidas: pilosidade axilar, idade da menarca pelos métodos retrospectivo e status quo, pilosidade púbica e desenvolvimento da mama através de auto-avaliação, segundo os critérios de Tanner7. Partindo dos resultados aqui apresentados, parece que: a idade média da menarca é semelhante à encontrada em outras amostras, embora mais baixa; o nível social e o rendimento familiar parecem não interferir no número de sambistas que já passaram pela menarca e na idade média de ocorrência do fenômeno; nos grupos de rendimento socioeconômico mais baixo, são as moças que já vivenciaram a menarca as que apresentam maiores níveis de gordura. Ao contrário, quando o rendimento é superior, são as meninas que ainda não vivenciaram a menarca aquelas que apresentam níveis de gordura mais elevados.

Keywords : Maturação sexual; Sambista; Menarca; Puberdade; Pêlo axilar; Nível socioeconômico; Maturação biológica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese