SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue5Exercise test indications in children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692On-line version ISSN 1806-9940

Abstract

SANTOS, Maria Gisele dos et al. Níveis de triglicerídeos intra e extracelulares em músculos humanos mediante 1H-ERM: um estudo de caso . Rev Bras Med Esporte [online]. 2004, vol.10, n.5, pp.424-427. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922004000500010.

O objetivo deste estudo foi analisar o consumo de triglicerídeos intra (IT) e extracelulares (ET) nos músculos sóleo, tibial anterior e vasto medial após uma prova de quatro horas de ciclismo de estrada. Esta pesquisa caracterizou-se por ser um estudo de caso de um ciclista que participa de competições internacionais. Os estudos de ressonância magnética utilizaram os seguintes parâmetros espectrais impostos para o ajuste no domínio do tempo, como a distância das freqüências entre os sinais de IT e ET. Os valores de amplitudes dos triglicerídeos intra e extracelulares foram divididos pela ressonância de água. Concluímos que o músculo vasto medial do ciclista apresentou maior consumo de triglicerídeos depois de quatro horas de ciclismo em estrada. Portanto, constatou-se que um trabalho com intensidade de 80% da freqüência cardíaca máxima permitiu consumo de triglicerídeos intramusculares durante o exercício.

Keywords : Ciclismo; Triglicerídeos intramusculares; Ressonância magnética.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License