SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Analysis of resting metabolic rate and body composition in elderly males before and after six months of endurance exercisePhysical exercise and oxidative stress: effect of intense physical exercise on the urinary chemiluminescence and plasmatic malondialdehyde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

PERINI, Talita Adão; OLIVEIRA, Glauber Lameira de; ORNELLAS, Juliana dos Santos  and  OLIVEIRA, Fátima Palha de. Cálculo do erro técnico de medição em antropometria. Rev Bras Med Esporte [online]. 2005, vol.11, n.1, pp. 81-85. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000100009.

As medidas antropométricas estão sendo amplamente utilizadas para o acompanhamento e desenvolvimento de crianças, na verificação das adaptações em resposta ao treinamento, na seleção de atletas e em estudos de caracterização étnica, entre várias outras áreas. O controle da qualidade dessas medidas vai resultar em dados mais confiáveis e medidas antropométricas mais precisas. O propósito do presente estudo é difundir a estratégia para a obtenção do erro técnico de medição (ETM), segundo a metodologia de Kevin Norton e Tim Olds (2000), e avaliar o desempenho de estagiários de laboratório. Três antropometristas iniciantes do Laboratório de Fisiologia do Exercício (Labofise) da Universidade do Brasil foram avaliados. Eles realizaram as medidas de dobras cutâneas (Cescorf, 0,1mm) em nove diferentes pontos antropométricos de 35 voluntários (25,45 ± 9,96 anos). Para as medidas, foi adotada a padronização da International Society for Advancement in Kinanthropometry (ISAK). Para a verificação do ETM intra-avaliador, as medidas foram realizadas nos mesmos voluntários em dois dias diferentes; e, para a obtenção do ETM interavaliador, as medidas foram feitas em um mesmo grupo de voluntários, no mesmo dia, pelos três antropometristas. Os resultados apontaram ETMs não aceitáveis apenas para dois avaliadores na análise intra-avaliador. Os demais ETMs alcançaram resultados aceitáveis. Os ETMs não aceitáveis demonstram a necessidade de treinamento técnico dos antropometristas, de modo a minimizar a variabilidade constatada.

Keywords : Precisão; Medidas antropométricas; Interobservador; Intra-observador.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese