SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Intramuscular triacylglycerol: an important energetic substrate for endurance exerciseManipulation of exercise order and its influence on the number of repetitions and effort subjective perception in trained women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MARANHAO NETO, Geraldo Albuquerque; POLITO, Marcos Doederlein  and  LIRA, Vitor Agnew. Fidedignidade entre peso e estatura reportados e medidos e a influência do histórico de atividade física em indivíduos que procuram a prática supervisionada de exercícios. Rev Bras Med Esporte [online]. 2005, vol.11, n.2, pp. 141-145. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000200009.

O objetivo deste estudo foi verificar a fidedignidade entre os valores auto-reportados e medidos de peso, estatura e índice de massa corporal, além da influência do histórico de atividade física em 328 indivíduos, sendo 200 mulheres (39 ± 11 anos) e 128 homens (35 ± 10 anos) que procuraram a prática supervisionada de exercícios. Todos os indivíduos passaram por uma avaliação funcional que registrou os valores medidos e auto-reportados de peso e estatura. Os indivíduos também foram classificados como ativos (exercitavam-se três vezes ou mais por semana), pouco ativos (exercitavam-se de uma a duas vezes por semana) e inativos (não se exercitavam), de acordo com o histórico de atividade física nos últimos três meses que precederam a avaliação. Os dados obtidos pelo cálculo do coeficiente de correlação intraclasse mostraram elevada fidedignidade entre as variáveis reportadas nos homens (CCIC > 0,94) e nas mulheres (CCIC > 0,96). A ANOVA de uma entrada não sugeriu qualquer associação, isolada ou combinada, entre o histórico de atividades físicas e a regularidade destas na magnitude do erro nos relatos de homens (p > 0,29) e mulheres (p > 0,07). De acordo com esses achados, os autores fomentam a utilização do relato do peso e estatura em estudos de grande número amostral, independentemente do nível de atividade física.

Keywords : Epidemiologia; Avaliação; Saúde; IMC.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese