SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4Impact of an eight-week weight training program on the muscular strength of men and womenComparison between invasive and non-invasive methods for the determination of the aerobic capacity of professional soccer players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

PERRELLA, Marianna Marques; NORIYUKI, Patrícia Sayuri  and  ROSSI, Luciana. Avaliação da perda hídrica durante treino intenso de rugby . Rev Bras Med Esporte [online]. 2005, vol.11, n.4, pp. 229-232. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000400005.

O rugby é um esporte no qual os jogadores passam a maior parte do tempo em atividades aeróbicas, mas há momentos em que se envolvem em atividades anaeróbicas. De acordo com a percentagem de desidratação corporal em relação ao peso, os sintomas fisiológicos podem variar desde sede até insuficiência renal e circulatória. O estudo teve como objetivo verificar a taxa de sudorese de atletas femininas de rugby. Para tanto, as atletas foram pesadas e submetidas a teste BIA antes e após o treino. O percentual de gordura corporal diminuiu em média 0,6% e a redução em relação ao peso foi estatisticamente significativa de 1,5%. As sensações fisiológicas de sede descritas pelas atletas condizem com o grau de desidratação encontrado. Este não apresenta riscos à saúde desta população, porém é necessário conscientizá-las quanto à importância de uma hidratação adequada para a melhora do desempenho físico.

Keywords : Hidratação; Desidratação; Rugby; Taxa de sudorese; BIA.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese