SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue6Behavior of physiological variables in synchronized swimming athletes during a training session preparing for the Athens 2004 Olympic GamesRelationship of the overtraining syndrome with stress, fatigue, and serotonin author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

Colapso pelo calor esforço induzido: reconhecimento para salvar vidas e tratamento imediato em instalações atléticas. Rev Bras Med Esporte [online]. 2005, vol.11, n.6, pp. 363-366. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000600011.

O prognóstico do colapso pelo calor esforço induzido depende do produto do tempo de duração em que a temperatura central ficou elevada e do grau da elevação. O atleta com EHS que tem pronta descoberta e que é resfriado de maneira eficiente, muito provavelmente irá sobreviver ao episódio com pouco ou nenhum efeito residual. Em contraste, o atleta com apresentação atrasada para o tratamento, especialmente se a área sob a curva de resfriamento for > 60 graus-minuto (centígrados) terá um curso complicado e geralmente fatal. Os métodos de condução do resfriamento com imersão em gelo ou água gelada ou envolvimento em toalhas com água gelada proporcionarão uma rápida e consistente redução da temperatura de todo o corpo, que irá salvar tanto os órgãos quanto a vida. O reconhecimento depende em alto grau da suspeita por parte dos próprios atletas, treinadores e pessoal médico local. Em condições de alto risco, os atletas devem se supervisionar, procurando por mudanças sutis que podem ser sinais de EHS.

Keywords : Colapso pelo calor; Treinamento; Atletas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese