SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Effects of increase of overload training on biochemical and hormonal parameters in ratsThe effects of resistance training on muscular strength and fatigue levels in breast cancer patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

FREZ, Andersom Ricardo et al. Efeito do ultra-som terapêutico contínuo em placas epifisárias de coelhos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2006, vol.12, n.3, pp. 150-152. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000300008.

Devido aos efeitos terapêuticos, o ultra-som tem se tornado ferramenta indispensável no tratamento fisioterapêutico de alterações causadas por lesões e em diversas doenças, porém seu uso em pacientes pediátricos é controverso por possíveis distúrbios e danos à placa epifisária. O objetivo deste estudo é verificar se o ultra-som contínuo apresenta efeitos de alteração na placa de crescimento da tíbia de coelhas. Oito coelhas da raça Nova Zelândia com dois meses de idade foram submetidas a um tratamento usando ultra-som terapêutico de forma contínua com dose de 1W/cm2 na região lateral da articulação do joelho direito por 5min, durante 10 dias com dois dias de intervalo após a 5ª aplicação. A articulação do joelho esquerdo foi utilizada como controle. A análise histológica mostrou uma alteração na espessura da cartilagem epifisária, sendo que no lado tratado o tamanho foi 24,40% maior do que no controle (p < 0,0001), enquanto a análise radiológica não apresentou diferença entre os membros. Conclui-se que o ultra-som terapêutico na forma utilizada produz alterações histológicas significativas na espessura da cartilagem no lado tratado, sugerindo uma aceleração no metabolismo da placa.

Keywords : Ultra-som terapêutico; Placa epifisária.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese