SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Postural responses to unexpected external perturbance in judoists of different ability levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

OCARINO, Natália de Melo  and  SERAKIDES, Rogéria. Efeito da atividade física no osso normal e na prevenção e tratamento da osteoporose. Rev Bras Med Esporte [online]. 2006, vol.12, n.3, pp. 164-168. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000300011.

A osteoporose é uma doença cada vez mais diagnosticada em mulheres e homens de todo o mundo. Embora os esteróides sexuais sejam importantes na gênese da osteoporose, a inatividade física constitui um fator de risco. O exercício físico atua no osso por efeito direto, via força mecânica, ou indireto, mediado por fatores hormonais. Mas os mecanismos pelos quais a atividade física melhora a massa óssea ainda não são totalmente conhecidos. Baseando-se nos resultados que demonstram os efeitos benéficos da atividade física no tecido ósseo, a prática de esportes vem sendo cada vez mais indicada na prevenção e até mesmo no tratamento da osteoporose. O objetivo desta revisão é descrever os efeitos da atividade física no tecido ósseo normal e na prevenção e tratamento da osteoporose.

Keywords : Osteoporose; Exercício físico; Osso.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese