SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue4Analysis of two training programs with different rest periods between series based on guidelines for muscle hypertrophy in trained individualsStudy of the physical components implied with the angle of landing in the rolling movement executed at the floor apparatus in artistic gymnastic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

BERTUZZI, Rômulo Cássio de Moraes et al. Independência temporal das respostas do esforço percebido e da freqüência cardíaca em relação à velocidade de corrida na simulação de uma prova de 10km. Rev Bras Med Esporte [online]. 2006, vol.12, n.4, pp. 179-183. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000400003.

O objetivo do presente estudo foi investigar a estratégia de corrida, o esforço percebido e a freqüência cardíaca durante a simulação de uma competição de corrida. Nove corredores recreacionais percorreram a distância de 10km em uma pista de atletismo descoberta, com a temperatura ambiente variando entre 28 e 30ºC. Antes do início da prova foi solicitado aos corredores que percorressem a distância de 10km "na maior velocidade possível". A velocidade de corrida, o esforço percebido e a freqüência cardíaca foram mensurados nas parciais de 400m. A velocidade de corrida diminuiu na 19ª e na 20ª parciais (p < 0,05). A freqüência cardíaca aumentou significativamente na sétima e na 10ª voltas (p < 0,05) e posteriormente estabilizou-se, ao passo que o esforço percebido aumentou estatisticamente até a 13ª volta (p < 0,05). Esses dados sugerem que a estratégia de corrida, o esforço percebido e a freqüência cardíaca possuem ajustes temporais distintos durante as provas de corridas. Possivelmente, a estratégia de corrida é estabelecida antes da simulação da competição e possui um aspecto poupador para um possível sprint. Esse efeito poupador da estratégia de corrida parece ser determinado principalmente até a metade da prova pela modulação do esforço percebido, que é resultante de um processo de retroalimentação metabólico, contextual e cognitivo.

Keywords : Escala de Borg; Teleantecipação; Estratégia de corrida; Fadiga; Sinais aferentes.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese