SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue5Influence of low and high intensity physical exercise on hypernociception threshold and other parameters of ratsThe maximal lactate steady state is ergometer-dependent in experimental model using rats author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

RIBEIRO, Fabrício Miranda; NOVAES, Jefferson da Silva; LEMOS, Adriana  and  SIMAO, Roberto. Reprodutibilidade inter e intradias do Power Control em um teste de potência muscular. Rev Bras Med Esporte [online]. 2006, vol.12, n.5, pp. 255-258. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000500006.

O objetivo do presente estudo foi determinar a reprodutibilidade de um instrumento de medida da potência muscular (PM), o Power Control TechnoGym@, através de um teste de PM. Foram avaliadas 15 mulheres (26,2 ± 1,9 anos) experientes em treinamento de força em dois exercícios, a remada sentada e a puxada aberta pela frente no pulley alto, através do teste de 1RM. Foram determinadas a carga máxima e a carga que gerou a potência máxima em cada exercício. Após a obtenção da carga que gerou potência máxima, os indivíduos passaram por três dias de testes em que se buscou verificar a reprodutibilidade inter e intradias das potências geradas. Utilizou-se a ANOVA para medidas repetidas na comparação dos resultados da PM para a carga individualizada e o post-hoc de Bonferroni para especificar quais medidas diferiam entre si, com o nível de significância adotado de 5%. Não foram encontradas diferenças significativas entre as medidas inter e intradias, respectivamente, na remada sentada (p = 0,991; p = 1,000) e puxada aberta pela frente no pulley alto (p = 0,607; p = 1,000). Pode-se verificar que, para um simples teste de PM, o Power Control TechnoGym@ apresenta-se como um instrumento útil e fidedigno na utilização de cargas na PM.

Keywords : 1RM; Potência muscular máxima; Carga máxima; Treinamento de força.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese