SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue5Deep water running: limits and possibilities for high performanceOvertraining: theories, diagnosis and markers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

ALVES, Rodrigo Nascimento; COSTA, Leonardo Oliveira Pena  and  SAMULSKI, Dietmar Martin. Monitoramento e prevenção do supertreinamento em atletas. Rev Bras Med Esporte [online]. 2006, vol.12, n.5, pp. 291-296. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000500013.

O supertreinamento é caracterizado pelo desequilíbrio entre estresse e recuperação. Além disso, os fatores de estresse podem ser encontrados não apenas em situações do treinamento e da competição, mas também naquelas relacionadas a extratreinamento e extracompetição. Por sua vez, os atletas, na tentativa de alcançar altos níveis de desempenho com o treinamento, podem tornar-se excessivamente treinados, exibindo sinais e sintomas do supertreinamento. Esses sintomas podem manifestar-se por queda no desempenho, fadiga crônica, infecções respiratórias e alterações do humor. Embora não exista indicação de que o supertreinamento cause danos irreversíveis ao atleta, o risco de lesão, doenças ou retirada prematura do esporte é aumentado, diminuindo sobremaneira as expectativas e a qualidade de vida dos atletas no esporte. Baseado nesses acometimentos, pretendeu-se estudar parâmetros e instrumentos, através de uma revisão bibliográfica, com possibilidade de monitoramento e prevenção nos âmbitos fisiológico e psicológico. Conclui-se que, para o monitoramento, a melhor estratégia é associar parâmetros psicológicos com avaliações fisiológicas. É preconizada a implantação de programa sistematizado de prevenção aos efeitos nocivos no desempenho, na saúde e, conseqüentemente, no bem-estar do atleta.

Keywords : Treinamento excessivo; Estresse; Recuperação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese