SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue6Can sodium bicarbonate intake contribute to judo fights performance?Critical velocity as a noninvasive method to estimate the lactate minimum velocity on cycling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

FINKELSTEIN, Ilana et al. Comportamento da freqüência cardíaca e da pressão arterial, ao longo da gestação, com treinamento no meio líquido. Rev Bras Med Esporte [online]. 2006, vol.12, n.6, pp. 376-380. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000600015.

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar o comportamento da freqüência cardíaca (FC) ao longo da gestação, antes, durante e após as aulas de hidroginástica, e o da pressão arterial (PA) antes e após o mesmo exercício. MÉTODOS: A amostra foi composta por sete gestantes. A leitura da FC foi realizada em três momentos: 1) na artéria radial, em 15 segundos, antes do exercício, na posição sentada; 2) após 20 a 30 minutos do início do exercício, que foi realizada entre 13 e 14 na escala de percepção subjetiva de esforço (escala de Borg 6-20) na posição em pé, com água na altura do apêndice xifóide; 3) após, aproximadamente, 20 minutos do término da aula, na posição sentada. A medida de PA foi verificada antes e após o exercício nas condições descritas anteriormente. As medidas foram realizadas uma vez por semana no decorrer da gestação. Utilizou-se estatística descritiva, ANOVA para medidas repetidas e teste post-hoc de Bonferroni com p < 0,05 (SPSS versão 11.0). RESULTADOS: Não encontramos diferenças estatisticamente significativas entre os finais dos trimestres gestacionais e entre as condições de medida nas variáveis avaliadas. CONCLUSÕES: Nosso estudo concluiu que a FC e PA apresentam comportamento constante ao longo dos três trimestres gestacionais.

Keywords : Adaptação fisiológica; Gravidez; Hidroginástica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese