SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue6Effects of excess post-exercise oxygen consumption and resting metabolic rate in energetic costExercise fluid replacement: is thirst enough? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

CAPUTO, Fabrizio; OLIVEIRA, Mariana Fernandes Mendes de; DENADAI, Benedito Sérgio  and  GRECO, Camila Coelho. Fatores intrínsecos do custo energético da locomoção durante a natação. Rev Bras Med Esporte [online]. 2006, vol.12, n.6, pp. 399-404. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922006000600019.

A quantidade de energia metabólica gasta em transportar a massa corporal de um sujeito por unidade de distância tem sido definida como custo energético da locomoção, ou especificamente para natação, o custo de nado. As diferenças no custo de nado entre os indivíduos parecem ser influenciadas por dois principais fatores, a resistência hidrodinâmica e habilidade técnica do nadador. O menor custo de nado apresentado pelas mulheres tem sido atribuído a menor resistência hidrodinâmica decorrente de menor tamanho corporal, maior percentagem de gordura e melhor posicionamento horizontal. Porém, essas diferenças no custo de nado entre homens e mulheres desaparecem quando corrigidos para o tamanho corporal. Em relação às crianças, o maior custo de nado comparado com o dos adultos quando corrigidos para o tamanho corporal pode ser explicado principalmente por menor habilidade técnica apresentada por elas. Para indivíduos com as mesmas características antropométricas, melhor habilidade técnica e maior tamanho da superfície de propulsão, associados a aumento na eficiência propulsiva, podem reduzir o custo de nado. Quando se comparam os diferentes estilos, o mais econômico é o crawl seguido pelo de costas em qualquer velocidade de nado. O borboleta é o estilo menos econômico a baixas velocidades (< 0,8m·s1). Entretanto, acima dessa velocidade o peito passa a ser o estilo menos econômico.

Keywords : Custo de nado; Gênero; Idade; Estilo de nado.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese