SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Physical fitness diagnosis in schoolchildren of high socioeconomic status: evaluation for health criterion referenceAuditory and visual single reaction span in surfers with different ability levels: comparison of professional, amateur athletes and surf practitioners author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

DORE, Bianca Fontes  and  GUERRA, Ricardo Oliveira. Sintomatologia dolorosa e fatores associados em bailarinos profissionais. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 77-80. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000200002.

A sintomatologia dolorosa no esporte e na dança tem sido objeto de crescentes pesquisas nos últimos anos. Assim como os profissionais do esporte, os bailarinos profissionais apresentam dores e limiar de tolerância à dor elevados. É comum encontrarmos bailarinos com diversas lesões decorrentes do esforço excessivo. O objetivo do estudo foi investigar a prevalência e fatores associados à sintomatologia dolorosa em bailarinos profissionais. Foi realizado um estudo analítico de corte transversal em 141 bailarinos profissionais atuantes nas principais capitais do Nordeste brasileiro. Para avaliação da sintomatologia dolorosa foram utilizadas versões validadas para o português do Protocolo de McGill e do Inventário para Dor de Wisconsin. Para análise estatística dos resultados realizou-se uma análise descritiva, seguida dos testes t de Student e de correlação de Pearson, considerando-se um valor de p < 0,05. Observaram-se níveis elevados de tolerância à dor em 70,2% dos sujeitos, em que a intensidade variou de moderada a intensa. A dor na região lombar esteve presente em 85,8% dos entrevistados. Foram verificadas correlações positivas entre o grau de intensidade de dor com atividades da vida diária, sono, humor e relacionamento pessoal. O presente estudo constatou elevada prevalência de dor em bailarinos profissionais atuantes das principais capitais do Nordeste. A região mais acometida foi a lombar, observando grande interferência da sintomatologia dolorosa em diversas atividades da vida pessoal e laboral desse contingente.

Keywords : Dor; Dança; Dor lombar.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese