SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Painful symptoms and associated factors in professional dancersAssociated factors to physical activity practice in leisure in postpartum women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

VAGHETTI, César Augusto Otero; ROESLER, Helio  and  ANDRADE, Alexandro. Tempo de reação simples auditivo e visual em surfistas com diferentes níveis de habilidade: comparação entre atletas profissionais, amadores e praticantes. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 81-85. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000200003.

O tempo de reação simples (TRS) representa o nível de coordenação neuromuscular, no qual os estímulos visuais, auditivos ou táteis são decodificados pelo corpo através de diferentes processos físico-químicos e mecânicos. O objetivo desta pesquisa foi identificar os TRS auditivo e visual em surfistas profissionais, amadores e praticantes, verificar se existem diferenças estatísticas entre os grupos de surfistas e correlacionar os tempos de reação com a performance dos atletas. Participaram deste estudo 103 surfistas: 42 atletas profissionais do sexo masculino (brasileiros e estrangeiros), 11 atletas profissionais do sexo feminino, 25 atletas amadores universitários e 25 praticantes de surfe. A coleta de dados foi realizada nas praias onde aconteceram os respectivos eventos, WQS (World Qualifyng Series, etapa do circuito mundial), Superfsurf (etapa do campeonato brasileiro de surfe profissional), CCSU (etapa do circuito catarinense de surfe universitário). Foram utilizados como instrumentação um interruptor com uma tecla de sensibilidade de 0,8N, um LED para estímulo visual, duas caixas acústicas, com 315Hz de freqüência e 81dB de pressão sonora, para estímulo auditivo e um dispositivo eletrônico com a finalidade de gerar o sinal auditivo, visual e de sincronismo. A aquisição dos dados foi realizada utilizando o software SAD versão 32. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas para os TRS auditivo e visual entre os profissionais (masculinos) versus praticantes, profissionais (femininos) versus praticantes. Entre os amadores versus praticantes foram encontradas diferenças estatisticamente significativas apenas para o TRS visual, com TRS menores para os mais experientes. Uma correlação positiva foi encontrada para o TRS visual entre os profissionais (femininos) versus no ranking.

Keywords : Atletas; Surfe; Performance.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese