SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Daily energy expenditure and plasmatic lipid-lipoprotein levels in adolescentsResting metabolism of post-menopause women submitted to a training program with weights (hypertrophy) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

ANGELI, Gerseli; BARROS, Turibio Leite de; BARROS, Daniel Furquim Leite de  and  LIMA, Marcelo. Investigação dos efeitos da suplementação oral de arginina no aumento de força e massa muscular. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007, vol.13, n.2, pp. 129-132. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000200012.

INTRODUÇÃO: A administração oral de arginina tem sido relacionada com a melhora do desempenho físico por provável diminuição da fadiga muscular, decorrente do efeito vasodilatador do óxido nítrico sobre os músculos esqueléticos. OBJETIVO: Avaliar os efeitos da administração oral de L-arginina durante um programa de exercícios com pesos. MÉTODOS: 20 indivíduos do sexo masculino foram submetidos a oito semanas de treinamento com pesos (três vezes por semana), divididos aleatoriamente em dois grupos: ARG e CON. O grupo ARG fez uso de três gramas de L-arginina + vitamina C, durante as oito semanas e o grupo CON utilizou apenas vitamina C (grupo controle). RESULTADOS: Após oito semanas de treinamento, o grupo ARG apresentou valores de peso corporal e massa magra significativamente maiores (p < 0,05), percentual de gordura corporal significativamente menor (p < 0,05) e força de membros inferiores significantemente maior (p < 0,05), enquanto o grupo CON não mostrou diferenças significativas, para o mesmo período. CONCLUSÃO: A administração oral de arginina associada a um programa de treinamento com pesos potencializou os estímulos do exercício ao nível da musculatura esquelética, proporcionando o aumento de força e de massa muscular.

Keywords : Exercício; Óxido nítrico; Vasodilatação; Músculo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese