SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Technical indexes corresponding to the critical speed and the maximal speed of 30 minutes in swimmers with different aerobic performance levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

FONSECA, Sérgio T. da et al. Caracterização da performance muscular em atletas profissionais de futebol. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007, vol.13, n.3, pp. 143-147. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000300003.

INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Estudos que relacionam parâmetros de performance muscular com risco de lesão e desempenho em diferentes esportes têm sido freqüentemente reportados na literatura. Entretanto, há carência de dados que caracterizem a performance muscular em atletas profissionais do futebol brasileiro. Portanto, o objetivo deste estudo foi realizar uma análise descritiva dos parâmetros relacionados à performance muscular dessa população. MÉTODOS: A amostra consistiu de 117 atletas pertencentes a clubes de elite do futebol mineiro. Para avaliação da performance muscular foi utilizado um dinamômetro isocinético e os testes consistiram de contrações concêntricas máximas das musculaturas avaliadas. No quadril, as musculaturas adutora e abdutora foram avaliadas nas velocidades 30º/s, 60º/s e 120º/s. No joelho, foram avaliados os músculos flexores e extensores a 60º/s, 180º/s e 300º/s. No tornozelo, os músculos dorsoflexores, flexores plantares, inversores e eversores foram avaliados nas velocidades 30º/s, 60º/s e 180º/s. Para análise dos dados foram utilizados estatística descritiva e testes t pareados para avaliar diferenças entre pernas. RESULTADOS: Os resultados deste estudo caracterizam o perfil de atletas profissionais do futebol relativo à capacidade de produção de torque, trabalho máximo e potência média. Além disso, foram observadas diferenças significativas entre pernas em algumas variáveis. CONCLUSÃO: Os dados normativos estabelecidos podem ser utilizados como valores de referência na prevenção, treinamento e reabilitação dos atletas, além de servirem de referência para futuros estudos que tenham como objetivo relacionar os parâmetros de performance muscular à incidência de lesões no futebol.

Keywords : Dados normativos; Avaliação isocinética; Futebol; Membros inferiores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese