SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue5Estimation of the gait energy expenditureNon-linear dynamics and physical exercise: concepts and applications author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MUOTRI, Ricardo William; NUNES, Rafael Pinto  and  BERNIK, Márcio Antonini. Exercício aeróbio como terapia de exposição a estímulos interoceptivos no tratamento do transtorno de pânico. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007, vol.13, n.5, pp. 327-330. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000500009.

Os ataques de pânico são representados por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofe iminente, diagnosticado em aproximadamente 10% da população. O Transtorno de Pânico é um transtorno de ansiedade que se caracteriza pela recorrência de ataques de pânico: crises súbitas de mal-estar e sensação de perigo ou morte iminente, acompanhadas de diversos sintomas físicos e cognitivos. Os indivíduos com Transtorno de Pânico apresentam, caracteristicamente, preocupações acerca das implicações ou conseqüências dos ataques de pânico. É uma condição clínica complexa que envolve diferentes modalidades ou conglomerados de sintomas. Assim, o foco nas sensações físicas erroneamente interpretadas no transtorno de pânico e na hipocondria centraliza-se basicamente nas manifestações autonômicas, como taquicardia e dispnéia. Há poucos estudos sobre atividade física e transtorno de pânico. O principal objetivo do estudo visa identificar com diferentes descrições se há uma população "nuclear" com sintomas predominantemente respiratórios apresentando esquiva de atividade física e a influência do exercício nesta população.

Keywords : Transtorno de pânico; Atividade física; Terapia cognitiva.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese