SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Body composition in seven-to-ten-year old children of high socioeconomic statusCardiorespiratory fitness of adolescents from Florianópolis, SC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

RIBAS, Danieli Isabel Romanovitch; ISRAEL, Vera Lúcia; MANFRA, Elisângela Ferretti  and  ARAUJO, Camila Costa de. Estudo comparativo dos parâmetros angulares da marcha humana em ambiente aquático e terrestre em indivíduos hígidos adultos jovens. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007, vol.13, n.6, pp. 371-375. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000600003.

Há um grande interesse em estudar o movimento humano dentro da água, uma vez que o meio já é utilizado para treinamento e reabilitação devido às diferentes propriedades mecânicas que oferece. No entanto, há uma carência de estudos sobre as características biomecânicas do andar em ambiente aquático. O presente estudo teve como objetivo determinar as variáveis angulares do joelho e tornozelo da marcha em ambiente aquático, e compará-las com o ambiente terrestre. Fizeram parte deste estudo dezenove adultos do sexo masculino, saudáveis, com média de idade de 24 anos. Os indivíduos caminharam em ambiente terrestre e em seguida no ambiente aquático com a água ao nível do processo xifóide do esterno, com velocidade auto-selecionada e confortável. Para a coleta de dados foi utilizada a cinemetria. As variáveis angulares analisadas apresentaram diferenças significativas em ambiente aquático quando comparadas com as do ambiente terrestre. Os resultados encontrados neste estudo contribuem para um melhor entendimento do andar no AA no contexto de treinamento e reabilitação.

Keywords : Fisioterapia; Marcha; Biomecânica; Ambiente aquático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese