SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Reasons which justify the engagement of adolescents in swimming practice: what is health importance? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

REBOREDO, Maycon de Moura; HENRIQUE, Diane Michela Nery; BASTOS, Marcus Gomes  and  PAULA, Rogério Baumgratz de. Exercício físico em pacientes dialisados. Rev Bras Med Esporte [online]. 2007, vol.13, n.6, pp. 427-430. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922007000600014.

Pacientes portadores de doença renal crônica (DRC) submetidos a tratamento dialítico apresentam alterações físicas e psicológicas que predispõem ao sedentarismo. Nesta população, a prescrição rotineira de exercícios físicos não é uma prática freqüente, especialmente no nosso país. No entanto, alguns autores têm demonstrado que um programa de exercícios para estes pacientes contribui para o melhor controle da hipertensão arterial, da capacidade funcional, da função cardíaca, da força muscular e, conseqüentemente, da qualidade de vida. Além dos benefícios relacionados ao sistema cardiovascular, a realização do exercício traz benefícios secundários, pois quebra a monotonia do procedimento, melhora aderência e pode aumentar a eficácia da diálise. Na presente revisão, os autores discutem aspectos da realização de exercícios físicos em pacientes portadores de DRC em diálise e apresentam dados iniciais de sua experiência com a aplicação de exercícios supervisionados durante as sessões de hemodiálise.

Keywords : Doença renal crônica; Exercício físico; Hemodiálise; Sistema cardiovascular; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese