SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Metabolic regulation and production of oxygen reactive species during muscule contraction: effect of glycogen on intracellular redox stateDoes creatine supplementation harm renal function? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

LIRA, Claudio Andre Barbosa de; VANCINI, Rodrigo Luiz; SILVA, Antonio Carlos da  and  NOUAILHETAS, Viviane Louise Andree. Efeitos do exercício físico sobre o trato gastrintestinal. Rev Bras Med Esporte [online]. 2008, vol.14, n.1, pp. 64-67. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000100012.

O impacto do exercício sobre o trato gastrintestinal (TGI), apesar de pouco investigado, é uma área de grande interesse. O exercício aeróbio intenso e de longa duração pode provocar sintomas gastrintestinais. Estes podem ser divididos em sintomas superiores (vômitos, náuseas e pirose retroesternal - azia) e inferiores (diarréia, cólica abdominal, perda de apetite, sangramento, aceleração dos movimentos intestinais e vontade de defecar). A etiologia desses sintomas durante o exercício é multifatorial e inclui a redução do fluxo sanguíneo intestinal, a liberação de hormônios gastrintestinais, o estresse mecânico sobre o TGI, a desidratação, os fatores psicológicos, a idade, o sexo, a dieta e o nível de treinamento do indivíduo. Por outro lado, o exercício de baixa intensidade tem efeito protetor sobre o TGI, principalmente com relação à predisposição a certas doenças como o câncer de cólon, a diverticulite, a colelitíase e a constipação. Diversos mecanismos são postulados para explicar os efeitos do exercício sobre o TGI, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas no tratamento de indivíduos com sintomas e doenças gastrintestinais.

Keywords : exercício; trato gastrintestinal; sintomas gastrintestinais e doenças gastrintestinais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese