SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Use of laser, 670 nm, in painful episodes of rats submitted to experimental model of sciaticaRemobilization by cycle static stretching in soleus muscle of rats immobilized in shortening position author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

AZEVEDO, Daniel Câmara et al. Influência da limitação da amplitude de movimento sobre a melhora da flexibilidade do ombro após um treino de seis semanas. Rev Bras Med Esporte [online]. 2008, vol.14, n.2, pp. 119-121. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000200007.

Estudos anteriores têm mostrado que o nível aeróbico e de força pré-treinamento influenciam os ganhos obtidos após um período de treino. Nenhum estudo investigou esta relação em um programa de flexibilidade. O objetivo deste estudo foi observar a influência da limitação da amplitude de movimento (ADM) sobre a melhora da ADM de rotação externa de ombro após um programa de alongamento de seis semanas. 30 voluntários, estudantes de fisioterapia, com limitação da ADM de rotação externa de ombro foram divididos de forma randomizadas em três grupos: grupo controle (GC), grupo experimental 1 (GE1), com maior limitação de ADM e grupo experimental 2 (GE2), com menor limitação de ADM. Os sujeitos do grupo experimental foram submetidos a um programa de seis semanas de alongamento ativo para melhora da ADM de rotação externa de ombro. Na análise dos resultados, o teste de ANOVA one-way mostrou uma diferença significativa entre a média do ganho de ADM de rotação externa de ombro entre os três grupos (p=0,001), sendo que o GE1 teve o maior ganho de ADM (30,1° ± 8,6°) seguido pelos grupos GE2 (15,2° ± 7,5°) e GC (1,1° ± 5,8°). O teste de correlação de Pearson mostrou uma correlação negativa significativa entre ADM prévia e ganho de ADM (r= -0,70, p=0,001). Os resultados deste estudo mostraram que a ADM prévia de rotação externa de ombro influencia o ganho de ADM deste movimento após um programa de alongamento de seis semanas em uma população jovem e saudável. Indivíduos com maior limitação de ADM respondem com um ganho de ADM mais pronunciado.

Keywords : músculo; reabilitação; treinamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese