SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Effect of the work shift reversal on the aerobic capacity and cardiovascular responses to maximal exerciseComparison of electromyographic fatigue of erector spinae muscles and angular kinematic of spine between individuals with and without low back pain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

NICASTRO, Humberto et al. Aplicação da escala de conhecimento nutricional em atletas profissionais e amadores de atletismo. Rev Bras Med Esporte [online]. 2008, vol.14, n.3, pp. 205-208. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000300009.

Uma alimentação adequada é necessária para suprir a demanda energética requerida pelo exercício tanto para esportistas como para atletas. Porém, muito mais do que o rendimento no esporte, o conhecimento sobre nutrição para prevenção de doenças é fundamental para ambas as populações. Muitas intervenções centradas na educação nutricional têm sido conduzidas com o intuito de aumentar o conhecimento nutricional da população e, conseqüentemente, melhorar seus hábitos alimentares. O presente estudo tem por objetivo avaliar o conhecimento nutricional de atletas profissionais e amadores de atletismo por meio da aplicação de uma escala previamente validada no Brasil. A amostra foi composta por 26 atletas profissionais e 41 atletas amadores de atletismo de diversas modalidades em fase de treinamento contínuo. Os resultados mostraram que atletas profissionais e amadores de atletismo apresentaram, de modo geral, conhecimento nutricional moderado, sendo que este último apresentou pontuação significativamente maior que o grupo de profissionais, fato este associado ao maior grau de instrução/escolaridade. Conclui-se que atletas profissionais de atletismo apresentam conhecimento nutricional inferior a amadores, o que pode ser atribuído, em parte, ao fato destes vivenciarem a ciência da nutrição com o objetivo primário de rendimento esportivo. Na continuidade deste estudo, novas aplicações da escala em atletas profissionais e amadores devem ser realizadas para possível afirmação do nível de conhecimento nutricional desta população.

Keywords : nutrição; educação nutricional; conhecimento; validade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese