SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Heart rate, oxygen consumption and rating of perceived exertion responses in a water aerobic exercise performed by women at different situations with and without the aquafins apparatusAcute hormonal responses to different intensities of resistance exercises in older women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

BERTOLINI, Gladson Ricardo Flor; SILVA, Taciane Stein da; CIENA, Adriano Polican  and  TRINDADE, Danilo Lopes da. Efeitos do laser de baixa potência sobre a dor e edema no trauma tendíneo de ratos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2008, vol.14, n.4, pp. 362-366. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922008000400008.

A dor e o edema são sinais, entre outros, que ocorrem durante a fase inflamatória no processo de cura de tendões lesados. A terapia antiinflamatória farmacológica recebe algumas críticas, com relação a seus efeitos deletérios para o reparo. Dessa forma, ganha corpo o uso de recursos físicos para o controle do processo. O objetivo do presente estudo foi avaliar o uso do laser de baixa potência sobre a dor e edema em tendão calcâneo de ratos submetidos a trauma experimental. Foram utilizados 28 ratos Wistar, divididos em quatro grupos: GC - submetido à lesão traumática e ao tratamento placebo; G2 - submetido à lesão e irradiado com laser 2J/cm2; G4 - submetido à lesão e irradiado com 4J/cm2; G8 - submetido à lesão e irradiado com 8J/cm2. A lesão foi realizada com a queda de um peso sobre a face lateral do tendão calcâneo direito de cada animal, com energia de aproximadamente 0,40J. A dor foi avaliada pelo tempo de elevação da pata (TEP) do animal caminhando durante um minuto, sobre um cilindro metálico com 30cm de diâmetro em 3rpm; a avaliação do edema ocorreu através de paquimetria; os momentos de avaliação foram: pré-lesão, pós-lesão, pós-tratamento, duas horas, oito horas, 24 horas e 5º dia de lesão. O tratamento com laser 670nm ocorreu de forma pontual e diária. Os resultados mostraram aumentos do TEP e formação de edema em todos os grupos após a lesão; para os grupos tratados houve redução da dor e do edema, fato observado no grupo controle apenas com relação à diminuição de edema no 5º dia de placebo. Conclui-se que o tratamento com laser de baixa potência diminuiu dor e edema nos animais com trauma tendíneo, de forma dose-dependente.

Keywords : Tendão do calcâneo; Laser de baixa potência; avaliação da dor.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese