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Aptidão física relacionada à saúde de alunos do ensino fundamental do município de Rio Grande, RS, Brasil

Health-related physical fitness in students from elementary schools of Rio Grande do Sul, Brazil

Embora os benefícios da aptidão física sobre a saúde e prevenção de doenças estejam amplamente relatados na literatura, existem poucas investigações sobre esse tema, principalmente com crianças e adolescentes. Portanto, o objetivo do presente estudo foi analisar os componentes de aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de acordo com características como sexo, idade, rede de ensino (pública ou privada) e área geográfica (rural ou urbana), em indivíduos de sete a 15 anos de idade. Os dados coletados fazem parte do Projeto Esporte Brasil (Proesp-BR), e os componentes de AFRS avaliados foram: índice de massa corporal (IMC), flexibilidade (teste de "sentar-e-alcançar"), resistência muscular localizada (RML) (teste de abdominal em um minuto) e capacidade aeróbia (teste de corrida de nove minutos). A amostra foi composta por 665 escolares do ensino fundamental do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul (RS), selecionados de maneira aleatória. Para a comparação das médias das medidas e testes conforme as variáveis independentes, utilizou-se o método de regressão linear simples e multivariável. Dentre os principais achados, destaca-se que os componentes de AFRS estiveram mais associados com características biológicas (sexo e idade), sem diferenças expressivas por rede de ensino ou área geográfica da escola (indicadores de nível socioeconômico). Outros estudos são necessários para o estabelecimento de parâmetros de referência nacionais de AFRS de crianças e adolescentes.

atividade motora; exercício; criança; adolescente; estudo transversal


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