SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Eating disorders in elite synchronized swimmersPrevention of Injuries of the anterior cruciate ligament in soccer players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MENDES, Edmar Lacerda et al. Influência da suplementação de carboidrato na função imune de judocas durante o treinamento. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 58-61. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000100013.

O objetivo deste trabalho foi investigar os efeitos da suplementação de carboidrato, durante uma sessão de treino, sobre a função imune de atletas de judô. Dezesseis judocas do sexo masculino foram submetidos a duas sessões de treinamento de 120 minutos cada, com três dias de intervalo entre elas. Na primeira sessão, oito judocas, separados de forma aleatória, foram suplementados (3mL/kg peso corporal) com solução carboidratada (grupo CHO) e os demais, com solução placebo (grupo PLA), de forma duplo-cega. Na segunda sessão os tratamentos foram invertidos. O número de leucócitos, linfócitos, monócitos, eosinófilos, neutrófilos, os níveis de cortisol e as concentrações de glicose e lactato foram medidos em repouso (Pré-E), imediatamente após (Pós-E) e uma hora após o término da sessão de treino (1h pós-E). Os resultados mostraram que a glicemia aumentou (p < 0,05) durante a sessão de treino no grupo CHO e reduziu-se (p < 0,05) no grupo PLA. O cortisol aumentou (p < 0,05) durante a sessão de treino, independente do tipo de solução consumida, bem como durante a recuperação no grupo PLA. O consumo de CHO resultou em menor (p < 0,05) leucocitose, quando comparado com o PLA, nos períodos Pós-E e 1h Pós-E. A elevação da concentração de lactato sangüíneo decorrente do exercício correlacionou-se positivamente com o aumento dos leucócitos (r = 0,86, p < 0,001) nos dois grupos. Concluiu-se que a ingestão de bebida carboidratada por atletas de judô durante uma sessão de treino resultou em menor perturbação da contagem total de leucócitos e suas subclasses: linfócitos, monócitos, eosinófilos e neutrófilos. Esses resultados sugerem proteção à saúde imunológica de judocas fomentada por essa estratégia nutricional.

Keywords : judô; treinamento; ciências da nutrição; sistema imune.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese