SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Influence of carbohydrate supplementation in the immune response of judoists during trainingInfluence of resistance training variables on post-exercise oxygen consumption: a systematic review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

BRITO, João; SOARES, José  and  REBELO, António Natal. Prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior em futebolistas. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.1, pp. 62-69. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000100014.

A lesão do joelho é a mais comum entre as lesões graves apresentadas por futebolistas, destacando-se o ligamento cruzado anterior como um dos ligamentos do joelho mais frequentemente lesados. Assim, a prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior em futebolistas deve ser encarada como uma preocupação constante para todos os agentes ligados à modalidade, independentemente do nível competitivo, idade e sexo dos praticantes. OBJETIVOS: O objetivo deste trabalho é a análise da importância do trabalho de prevenção de lesões do LCA em futebolistas que possa ser incorporado no treino de futebol. METODOLOGIA: A metodologia utilizada neste trabalho foi uma revisão da literatura. CONCLUSÕES: Propõe-se um programa de prevenção de lesões do ligamento cruzado anterior em futebolistas, com três sessões de treino semanais, englobando treino neuromuscular e treino proprioceptivo.

Keywords : futebol; lesão; LCA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese