SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Evolution of oxidative stress biomarkers and correlation with competitive performance in two moments of the swimming training seasonPhysiological and perceived responses obtained during gait in self-selected rhythm by women with different body mass indices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SIZO, Sérgio Rodrigues; SILVA, Edilson Santos da; ROCHA, Max Pinto da Costa da  and  KLAUTAU, Eliza Burlamaqui. Avaliação do conhecimento em odontologia e educação física acerca dos protetores bucais. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.4, pp. 282-286. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000500010.

Este estudo teve o propósito de avaliar o nível de conhecimento de 150 alunos de graduação dos cursos de Odontologia e Educação Física acerca dos protetores bucais no município de Belém, Brasil. Além disso, objetivou-se promover maior informação a esses futuros profissionais, por meio de palestras e distribuição de folders, nas quais o foco principal eram os protetores bucais, suas indicações, seus tipos, sua higienização e armazenamento. Os participantes da pesquisa pertenciam ao último ano de seus referidos cursos de graduação. A análise dos resultados permitiu evidenciar que 68% dos alunos entrevistados ainda não possuem informação adequada acerca dos protetores bucais, mas que, apesar disso, em sua maioria são conscientes quanto aos riscos a que vários atletas são submetidos em esportes que exigem impacto físico. Os autores acreditam que é extremamente importante que haja maior divulgação da importância da utilização de protetores bucais na prática esportiva, visando a prevenção e a promoção de saúde da população em geral.

Keywords : protetor bucal; esportes; prevenção de traumas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese