SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Effects of the neuromuscular training in the cardiorespiratory fitness and body composition of female volleyball athletesCorrelations among leptin, puberty and exercise in females author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

POLITO, Marcos Doederlein. Força muscular versus pressão arterial de repouso: uma revisão baseada no treinamento com pesos. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.4, pp. 299-305. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000500014.

INTRODUÇÃO: O exercício com pesos é atualmente recomendado para diferentes grupos de indivíduos. Seu principal objetivo é o aumento na força muscular, mas podem ocorrer outros resultados , como a redução na pressão arterial (PA) de repouso. Contudo, é pouco abordada a relação entre prescrição do treinamento com pesos, aumento da força e comportamento da PA de repouso em humanos. OBJETIVO: Analisar a PA após uma sessão aguda de exercícios com pesos e após um período de treinamento com pesos, em indivíduos normotensos e hipertensos, em estudos publicados na literatura internacional. MÉTODOS: As referências foram selecionadas de três formas distintas: 1) para compor as sugestões de treinamento de pesos foi utilizado um estudo meta-analítico e um posicionamento oficial de uma reconhecida entidade de pesquisa; 2) para os dados do exercício com pesos e PA de repouso nos momentos pós-exercício, foram pesquisados estudos na base Medline publicados em inglês que acompanharam a PA por pelo menos 60 min; 3) as referências sobre treinamento com pesos em longo prazo e PA de repouso foram resgatadas do último estudo meta-analítico sobre o tema, adicionadas dos experimentos publicados até julho de 2008. RESULTADOS: Após analisar as referências, a prescrição do treinamento com pesos, na maioria dos estudos, seguiu sugestões atuais. Porém, somente em poucos estudos a PA de repouso foi reduzida, tanto em normotensos quanto em hipertensos. CONCLUSÕES: Mesmo com certa variação na prescrição, o treinamento com pesos parece ser suficiente para aumentar a força muscular. Contudo, ainda faltam pesquisas para inferir sobre sua relação com a PA de repouso de normotensos e hipertensos.

Keywords : resposta cardiovascular; hipertensão; treinamento de força.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese