SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Muscular strength versus blood pressure at rest: a review based on weight trainingCold water immersion to the control of exertional heat illness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

On-line version ISSN 1806-9940

Abstract

MEIRA, Tatiana de Barros; MORAES, Fernanda Lopes de  and  BOHME, Maria Tereza Silveira. Relações entre leptina, puberdade e exercício no sexo feminino. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.4, pp. 306-310. ISSN 1806-9940.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000500015.

O processo de puberdade feminina envolve vários fenômenos anatômico-fisiológicos, sendo o acontecimento da menarca o indicador da maturidade sexual feminina. A idade média de menarca gira em torno de 12 anos. Para meninas atletas, a menarca pode ocorrer mais tarde, e dependendo do estresse causado pelo exercício, pode resultar em um quadro de amenorreia hipotalâmica. O hormônio leptina, além de apresentar relação com a obesidade, também tem relação com o sistema reprodutor. Os estudos mais recentes em humanos demonstram existir relações importantes entre as concentrações de leptina plasmática e o processo de puberdade feminino. Este estudo teve por objetivo verificar a influência da leptina no processo pubertário feminino relacionado com exercício, do ponto de vista fisiológico, por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Os resultados das pesquisas apresentadas demonstram que o aumento de leptina sanguínea foi relatado como tendo correlação inversamente proporcional à idade de menarca. Além disso, verificou-se que a leptina tem correlação inversa com o exercício físico; as baixas concentrações de leptina plasmática estão diretamente ligadas à desregulação do sistema reprodutor em mulheres atletas. Conclui-se que a leptina relaciona-se com o sistema reprodutor feminino, fato que fica evidente durante o processo de puberdade. Já em meninas e mulheres atletas, as concentrações de leptina encontradas foram inferiores às daquelas não-atletas, demonstrando a relação tecido adiposo/leptina/sistema reprodutor/exercício.

Keywords : puberdade; leptina; exercício.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)