SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue5Influence of resistance exercises order performance on post-exercise hypotension in hypertensive elderlyEffect of the Use of the Active Ankle System Stabilizer in The Vertical Jump Height in Volleyball Players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SANTANA, Elis Passos; FERREIRAR, Bruno César  and  RIBEIRO, Gabriel. Associação entre discinesia escapular e dor no ombro de praticantes de natação. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.5, pp. 342-346. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000600004.

A escápula possui funções essenciais no ombro do atleta de arremesso. Qualquer desequilíbrio presente entre as estruturas responsáveis pela sua estabilidade originará uma condição denominada discinesia escapular, a qual é comumente acompanhada de dor no ombro. Este estudo tem o objetivo de verificar se há associação entre a discinesia escapular e a dor no ombro de praticantes de natação. Foi realizado um estudo analítico observacional de corte transversal, incluindo 36 praticantes de natação do sexo masculino, com idade de 18 a 36 anos. Como métodos diagnósticos sugestivos de discinesia escapular foram utilizados o Slide Lateral Scapular Test e a filmagem proposta por Kibler. A existência de proporções significativas entre as variáveis nominais foi comprovada pelo teste do qui-quadrado ou pelo teste exato de Fisher. Para identificar associações entre as variáveis contínuas e os grupos de estudo foi utilizado o teste t de Student. Um p < 0,05 foi considerado estatisticamente significante. O grau de concordância interexaminador (Kappa; p < 0,0001) foi considerado substancial, correspondendo a 86,1% (0,7656) no ombro direito e 83,3% (0,6412) no esquerdo. Constatou-se que a grande maioria (80%) dos indivíduos que apresentaram positividade no Slide Lateral Scapular Test relatou dor no ombro. Dentre os nadadores que apresentaram discinesia escapular durante a filmagem, em 70,8% também foi constatada a presença dessa condição no teste estático. Este é um estudo original no que diz respeito à abordagem da discinesia escapular em nadadores e em relacioná-la com a presença de dor no ombro. Porém, a hipótese inicial de que haveria uma associação significante não foi correspondida.

Keywords : cinesiologia; lesões no esporte; articulação glenoumeral.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese