SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue5Obesity and inflammatory adipokines: practical implications for exercise prescriptionPhysical and sports activity after hip arthroplasty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

NAJAS, Cláudio Spínola et al. Segurança e eficácia do treinamento físico na insuficiência renal crônica. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.5, pp. 384-388. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000600013.

A doença renal crônica acarreta alterações em todos os sistemas corporais. Os pacientes cursam com marcada redução do condicionamento cardiorrespiratório, alterações musculares, reduzida performance física e pior qualidade de vida. A atividade física tem sido cada vez mais utilizada como forma de tratamento para essa população. Programas de treinamento físico aeróbio e/ou resistidos de moderada ou baixa intensidade no período interdialítico e durante a hemodiálise têm sido utilizados. Entretanto, os benefícios dessas intervenções no doente renal crônico, a escolha mais apropriada do tipo de treinamento e a segurança da aplicabilidade de atividades específicas não estão bem esclarecidos. Esta revisão tem como objetivo abordar os aspectos relacionados com o tipo de treinamento, período em que este é realizado, assim como os possíveis benefícios que o treinamento físico pode induzir nessa população.

Keywords : atividade física; hemodiálise; metabolismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese