SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Food intake and anthropometric profile of amateur and professionals tennis playersComparison between the subcutaneous adiposity of the right and left sides author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

MELO, Ana Cláudia Raposo. Descrição da aptidão inicial para natação em lesionados medulares. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.6, pp. 441-445. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000700008.

Este estudo tem por objetivos verificar o retorno à natação após a lesão medular e descrever a aptidão inicial de lesionados medulares para o nado como parte das atividades do programa de reabilitação no Hospitalar Sarah-Centro. MÉTODOS: Foram avaliados 170 pacientes com diagnóstico de paraplegia e tetraplegia, em três etapas - levantamento de dados em prontuário, entrevista oral e avaliação do padrão do nado. Os resultados apontaram que grande parte dos pacientes não entrou na piscina ou realizou nado após a lesão medular. A avaliação da adaptação ao meio líquido após a lesão medular demonstrou que grande parte dos pacientes realizou a imersão e flutuação de forma independente, porém, apresentando dificuldade em mudar de decúbito dentro da água. Apenas uma pequena porcentagem retomou a natação após a lesão medular; foi também verificada redução no total dos sujeitos que nadavam regularmente antes. A avaliação apontou que os nados crawl e de costas foram realizados por metade dos avaliados; apenas uma pequena parte realizou nado de peito. CONCLUSÃO: Após a avaliação dos relatos dos pacientes, verificou-se redução na prática da natação, seja como atividade esportiva, física ou de lazer após a lesão medular, apesar de a aptidão para o nado não ter sofrido grandes alterações.

Keywords : natação; lesão medular.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese