SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue6Salivary immunoglobulin A (s-lgA) and exercise: relevance of its control in athletes and methodological implicationsEarly prevention of cardiovascular diseases in juvenile obesity: the anti-inflammatory effect of physical exercise author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Abstract

SOUZA, Hugo Fábio  and  MARQUES, Débora Cristina. Benefícios do treinamento aeróbio e/ou resistido em indivíduos HIV+: uma revisão sistemática. Rev Bras Med Esporte [online]. 2009, vol.15, n.6, pp. 467-471. ISSN 1517-8692.  http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000700013.

A aids é uma doença crônica, caracterizada pela depleção dos linfócitos T, sendo o vírus HIV o seu agente causador. A sua infecção e tratamento farmacológico estão ligados às alterações físicas e fisiológicas, que podem diminuir a qualidade de vida. Sendo assim, o objetivo do estudo foi elaborar uma revisão sistemática sobre os estudos publicados no PubMed e Capes entre 1998 e 2008, com humanos soropositivos e que investigaram os impactos do treinamento aeróbio e/ou resistido nos aspectos fisiológicos, metabólicos, psicológicos, imunológicos e físicos. Foram discutidos protocolos que utilizaram apenas treinamento de força ou aeróbio e os que utilizaram ambos e a grande maioria encontrou resultados favoráveis às variáveis pesquisadas. Quanto ao modelo de prescrição para essa população, este deve ser composto por exercícios de força, de oito a 15 repetições máximas (trabalho de hipertrofia) e por exercícios aeróbios (contínuo ou intervalado), com duração de 20 a 60 minutos e intensidade variando de 50 a 85% da frequência cardíaca máxima ou 45-85% do consumo máximo de oxigênio, ambos três a cinco vezes por semana. Dessa forma, ao elaborar um programa de atividade física, é importante conhecer a atual condição física e fisiológica do indivíduo HIV+, para que a sua condição de esforço não seja superestimada ou subestimada.

Keywords : HIV/aids; treinamento de resistência; exercício aeróbio; treinamento resistido; treinamento de força.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese